terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um primeiro post...

Prezad@s,

Em virtude de minha necessidade de comunicação, uma aposta talvez anacrônica na razão comunicativa habermasiana, e pelas experiências edificantes que tive em outros espaços virtuais (http://outroscampos.blogspot.com e o http://dr-strange.blogspot.com - este último deixará de existir muito em breve), decidi iniciar este blog.

Despretensiosamente irei utilizar este espaço para compartilhar inúmeros temas de interesse que mantenho. Cinema, música, crônicas, poesia, literatura, culinária, gastronomia... etc.... Alimento para o corpo e para o espírito.

Temas obrigatórios tanto da política local quanto em outras escalas igualmente terão lugar. A razão é por figurarem como questões de relevância cidadã e , também, por serem assuntos de meu recorte de pesquisa. Hoje avalio, após minha primeira monografia defendida há 08 anos, que a maioria dos meus trabalhos transitam no âmbito da política. O que me faz, na prática, um sociólogo da política.

Por fim, o blog será uma ferramenta de apoio de minha prática docente e de pesquisador. Sou há pouco mais de um ano professor assistente de sociologia na Universidade Federal Fluminense, Pólo de Campos dos Goytacazes, e imaginei que um blog poderia ser útil para divulgar questões de interesse para meu público alvo: meus próprios colegas e alunos. Tanto meus trabalhos quanto de colegas compatriotas ou forâneos irão aparecer.

Igualmente eu precisava de um espaço "próprio" para fazer anúncios de cursos de extensão, eventos da UFF-Campos da área de Ciências Sociais e afins. Um outdoor eletrônico gratuito me é útil nesses tempos.

Um blog solo para compartilhar questões e impressões, além de material didático evidentemente.

Advirto que não há periodicidade nas atualizações. O trabalho aqui será assistemático. Na medida que o tempo até o término da tese surgir, diante de minhas volições por compartilhar conteúdos, teremos posts. Mas, nem sempre o autor poderá se dedicar aos debates que eventualmente os posts atraiam. Em virtude do trabalho e de outras atividades que desenvolvo, muitas vezes serei no máximo um vouyer destas discussões. Mas, nada além disso.


Obrigado pela visita.

George Gomes Coutinho


PS: Em um ano faço as avaliações deste projeto pessoal esperando que seja bem sucedido enquanto espaço informal de divulgação científica por um sociólogo que ESTÁ no Norte Fluminense. Mas, sinceramente, que não precisa SER de lugar algum. Ser é uma condição existencial. Não uma questão necessariamente espaço-temporal. Só somos concretamente e materialmente enquanto experiência realizada NO espaço e NO tempo. Mas, não somos O espaço e O tempo em que vivemos. Há uma fenomenologia e, consequentemente, uma hermeneutica do ser e demorei muito para entender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário