terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nova graduação na UENF - Administração Pública

Embora não exista um consenso sobre a criação de uma nova graduação no Centro de Ciências do Homem da UENF, visto que há argumentos que defendem um maior investimento nos cursos de graduação e pós já existentes, considero a notícia muito positiva.

Campos dos Goytacazes e região detém e reproduzem gargalos crônicos, afora as já conhecidas patologias perenes, no trato da "res publica". É quase surreal a utilização de recursos em âmbito local, onde grassam desmandos e o uso ineficiente e inadequado dos mesmos. Nestes termos, um curso de administração pública, onde espero ver um laboratório na área, pode trazer resultados interessantes no médio prazo. Ou, pelo menos irá engrossar o coro dos alertas já feitos por profissionais de inúmeras áreas. Afinal, apesar dos péssimos resultados no âmbito do ensino fundamental, Campos detém uma massa crítica não desprezível. E termos especialistas em administração pública a discutir com historiadores, sociólogos, cientistas políticos, economistas e etc., pode trazer enfoques novos e necessários.

No espírito do "otimismo da vontade" comemoro a criação do novo curso. E aqui reproduzo informações retiradas do site da instituição:


Bacharelado em Administração Pública a partir de 2012

A UENF terá mais um curso de graduação presencial (o 16º) incluído nesta próxima versão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as provas do Enem como vestibular para instituições de todo o Brasil: o bacharelado em Administração Pública, que começa com 20 vagas.
Segundo o professor Sergio de Azevedo, um dos idealizadores do projeto,  o novo curso tem como objetivo formar profissionais  para preencher altos quadros administrativos nas organizações brasileiras, tendo como características as ênfases quantitativa e sistêmica em Administração Geral e concentração em Administração Pública. A nova graduação da UENF visa preparar quadros para a administração pública nos âmbitos federal, dos estados e sobretudo dos municípios.
- O curso tem um quadro de professores com doutorado em diversas áreas e se inspira em modelos de sucesso, como a antiga Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap/FGV) e a atual  Escola de Governo da Fundação João Pinheiro de Minas Gerais - informa Sergio. Segundo o pesquisador, o curso se propoe a oferecer 'formação técnica de alto nível' e 'fornecer conhecimento teórico consistente' que permita ao egresso atuar de forma criativa e eficaz em diferentes contextos sociais e institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário