quarta-feira, 21 de março de 2012

Links de interesse: "Diário das Classes C, D e E"

Soube hoje de um novo blog com uma hospedagem onde invariavelmente um sociólogo não visitaria com freqüência. O  site "Mundo do Marketing".

Bem, e o que um cientista social poderia encontrar de muito interessante? Para os não especialistas em comunicação e consumo de massa me deparei com uma bela promessa... o blog "Diário das Classes C, D e E" sob a ótica da antropologia do consumo.

Inegável que acompanhamos mudanças de grandes proporções na estrutura social brasileira. Milhões de pessoas adentram uma fronteira que até então lhes parecia instransponível: o mercado e relações pautadas pelos imperativos desta esfera. Vejo, intuitivamente, mudanças simbólicas significativas... Nem todas para “o melhor”, mas, é impossível não reconhecer avanços. Se após o avanço material teremos uma maior qualificação em esferas imateriais.. Aí entramos no perigoso e instável ramo da futurologia, algo que a sociologia nada teria a dizer.

Assim sendo, enquanto “voyeur”, lerei com interesse as postagens da antropóloga Hilaine Yaccoub. Creio que daí poderemos construir algumas hipóteses para o futuro e explicações sobre o presente. E que “sea lo que sea!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário