segunda-feira, 12 de março de 2012

Mini-documentário "Velhices" - UFF-Campos



Prezad@s,

Venho divulgar, com inegável orgulho, mini-documentário realizado no Pólo Universitário da UFF-Campos. Trata-se do doc “Velhices” que figura como resultado do esforço combinado de um conjunto de forças existentes na UFF local. 

O mesmo só se tornou factível mediante o acúmulo direto de debates provenientes do longo e bem sucedido trabalho de extensão universitária e pesquisas ocorrido na UNITI (Universidade da Terceira Idade), entrelaçado aos interesses de outros núcleos de pesquisa: o Lapecs (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais) e o GEPEG (Grupo de Pesquisa, Estudo e Extensão sobre Gênero e Gerações).

Durante o ano de 2010 os envolvidos nos núcleos acima concorreram de maneira bem sucedida no edital “Novos Talentos” financiado pela Capes e, no ano seguinte, desenvolveram as atividades previstas no projeto. O mini-doc funciona como uma síntese inteligente do esforço intelectual e de pesquisa referente aos entraves e desafios da circulação de informações e criação de representações sociais sobre a chamada “Terceira Idade”.


Eis o trabalho disponível no "Youtube":



Assistam, divulguem e reflitam.... Como poderão notar, há um senso comum sobre o envelhecimento absolutamente perverso. É fundamental um pouco de “iluminação” sobre o tema por conta de seus inúmeros rebatimentos, que vão desde a formulação de políticas públicas a questões de foro existencial.

Por fim, cabe notar a mão do talentoso Alexandro F. na direção e composição do mini-doc. Parabéns a tod@s @s envolvid@s por mais este trabalho bacana de divulgação científica e reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário