terça-feira, 17 de julho de 2012

Cyberativismo botafoguense - Mudemos o nome do Engenhão

Prezad@s,

Como é publicamente divulgado, minha preferência quando falamos no esporte bretão é pelo Botafogo.

Sabendo que o espaço aqui é também político, e pela deixa do Léo ao discutir o futebol brasileiro em outro post, venho divulgar um abaixo-assinado que julgo relevante. Que se mude o nome do Engenhão!

Oras, a reinvidicação é mais do que justa. Para além do apelido carinhoso com o qual todos se referem ao Estádio, este detém um nome oficial particularmente aviltante. "João Havelange" é um homem que deveria ter qualquer vinculação com o estádio do Glorioso? Em verdade, o nome deste senhor deveria ser lembrado em qualquer estádio de futebol do Brasil ou do mundo que não seja o dos campinhos de futebol nas colonias penais?

Em suma.. que se modifique. E porque não batizarmos o Engenhão com o nome de outros personagens absolutamente relevantes na história do Botafogo, estes sim que honraram com paixão a camisa alvinegra e ajudaram a divulgá-la com graça e galhardia no país e no mundo como o Mané, Nilton Santos, etc.??

Eis o endereço do abaixo-assinado. Que o Engenhão carregue o nome dos heróis da história do futebol e não de seus vilões:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N26720

Eu assinei! Aproveito a solicitação para que mesmo não botafoguenses façam o mesmo.

2 comentários:

  1. Sou flamenguista, mas acima de tudo torcedor de futebol e não concebo que crianças e meus futuros filhos (!) frequentem um estádio que homenageie recebedor de propina. Que péssimo exemplo. Que peguem o nome desse senhor para dar nome a algum presídio que for inaugurado. Muito mais apropriado.

    E uma excelente homenagem - que já vem tarde - ao velho Camarada João Sem Medo. Muitos imaginam que esse nome foi ganho pelo fato de enfrentar os gorilas da ditadura. Se enganam: a fama já vinha desde os tempos que João atuava como militante comunista junto a posseiros no norte do Paraná. Era preciso muita coragem para se embrenhar naquelas terras dominadas por coronéis e uma área de fronteira ainda por cima, em que até bebê usava arma como chupeta. Só João mesmo...
    E além de botafoguense, João foi jogador e um apaixonado pelo esporte. E o outro: quando chutou uma bola na vida? Eu disse bola e não BOLADA.....
    Viva João!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Léo... O Saldanha, o "João Sem Medo", também seria uma justíssima homenagem! De toda forma, que sejam camaradas honestos ou de relevância para o futebol.. Não devemos é ter corruptos, pagadores ou recebedores de propina, tendo o nome ostentado nos estádios. Seja o Engenhão, seja qualquer outro. A estes, desde o pequeno corrupto/corruptor ou o grande, que sejam despejados na latrina da história. Os "Joãos Covardes" não merecem destino melhor!

    E sim, Viva João Saldanha!

    ResponderExcluir