quarta-feira, 7 de maio de 2014









Depois de alguns anos sem ir a São Paulo, esse carioca da gema, com um pé – e uma cabeça enorme – no agreste pernambucano, foi conferir o que se passa na terra da garoa. Tenho família por parte de pai (conterrâneo do Lula e Eduardo Campos) que mora lá desde a década de 70.


E confesso: os paulistas não tem muito do que se orgulhar. A cidade, uma das maiores do mundo, ainda pena em diversos quesitos como o de infra-estrutura e até abastecimento de água. O racionamento já está comendo solto e o governador tucano está botando até a polícia para reprimir quem desperdiça água irresponsavelmente – o que vale principalmente para quem tem o deplorável costume de varrer a calçada com a mangueira.


Mas, desgraçadamente, tenho que admitir: os cariocas têm um mundo de razões para se envergonhar. Foi-se o tempo que os habitantes da cidade “maravilhosa” só sofriam de algum complexo de inferioridade quando tinham o seu doce recanto comparado com grandes obras-primas do universo urbano como Paris, Londres, Nova York e Amsterdam. Num tempo mais distante (bem mais), os cariocas morriam de inveja de Montevidéu e Buenos Aires. Foi-se o tempo. Pois hoje o Rio já ficou para trás, em termos de infra-estrutura, de cidades como Bombaim, Bogotá, Cidade do México e Cingapura. (Até 2003 é bem provável que perdesse para Bagdá também).


Porém, não há situação mais vexatória e dolorida para o carioca do que ele ter que constatar que São Paulo se encontra atualmente anos-luz a frente da Muy Leal e Heroica Cidade de São Sebastião.


Que ironia do destino, a cidade que muitos cariocas tinham o prazer em fazer troça, como a de chamá-la de “cemitério do samba” (Vinícius de Moraes), hoje é em quase tudo superior à capital ensolarada. A despeito da calamitosa situação vivida pelo MASP e, como já citado, da água, o que se vê é um festival de casos que tornam flagrante o quanto o Rio ainda se encontra estacionado no período colonial.


O gigantesco metrô do Rio. E suas 2 linhas...



 Desde meados da década de 80 o Rio convive com 2 linhas de metrô, passadas quase quatro décadas a cidade prossegue com as mesmas 2 linhas. Com quase nenhuma expansão de estações. A única coisa que se multiplica são os atrasos, os acidentes, as superlotações, o descaso e o desrespeito ao usuário-cidadão. Já em São Paulo, quando lá estive pela última vez – e isso em 2009 - a cidade só contava com 6 linhas, o que era um absurdo para uma metrópole de quase 20 milhões de sofredores. Hoje os paulistanos já usufruem de 12 linhas. É pouco? Claro que ainda sim. Mas, convenhamos, a cidade dobrou o tamanho de seu sistema. E outro detalhe: em que pese algumas linhas sofrerem de crônica superlotação, os trens são de excelente qualidade (a um custo que as autoridades policiais estão investigando, é bom que se diga!). Cobrem praticamente toda a cidade. Já no Rio, mais de 70% de seu território e a gigantesca população que nele vive continuam sendo refém de cartéis do transporte sobre rodas, que massacram o pobre do trabalhador com doses insuportáveis de desrespeito. Cartéis esses que continuam agindo e se multiplicando como uma praga de Baratas....

O metrô de SP...


Já os trens paulistanos são de qualidade inferior em comparação aos do metrô. Mas mesmo assim eles conseguem ser bem melhores do que as sucatas rodantes da Cia. de trens do estado fluminense. Na verdade, para que um sistema de trens seja superior a sua congênere do Rio, basta que os vagões andem e não descarrilem. Mesmo que sejam muito ruins, eles têm tudo para ser bem mais confortáveis do que os vagões da morte que vitimam os pobres trabalhadores da terra do samba.


E o poder público daqui ainda tem a desfaçatez de apresentar uma solução para esse grave problema do transporte: corredores expressos para os ônibus. É como se propusesse como solução para a sujeira da cidade jogar mais e mais lixo na rua.


Aliás, as ruas da cidade de São Paulo encontram-se muito mais limpas do que no Rio. Até aí, nada demais. Quase sempre foi assim. O Rio nunca foi uma das cidades mais limpas mesmo.  Agora é chocante ao nos depararmos com o Rio Tietê vermos que embora ainda continue bastante poluído, um imenso programa de obras está sendo feito para que ele volte a ser ao menos líquido.


Já em terras da Garota de Ipanema, as praias estão cada dia mais poluídas, a baía de Guanabara virou praticamente um monumental repositório de dejetos (líquidos, sólidos, gasosos, cósmicos etc.). Um show de horror, ainda mais tendo-se em vista o mar de dinheiro gasto para a sua despoluição - e por décadas. Mas a dinheirama acabou escoando, não para a baía de Guanabara, mas, muito provavelmente para a compra de muito sapato Louboutin à beira do Rio Sena, à Paris...


As ruas paulistanas vencem não apenas em questão de limpeza. Em termos de segurança também. Tais ruas lembram as de Copenhagem, de Berna ou Lausanne?? – Claro que não!  Mas já passavam de 11 horas da noite de um domingo e junto com minha esposa passeávamos tranquilamente em plena avenida Paulista, em meio a apresentações de músicos, feiras, escambos e outras pessoas que passeavam, tomavam sorvete, namoravam, fumavam cigarro ou outra coisa.


Agora, vamos lá: você teria coragem de andar pela avenida Rio Branco à luz do dia num sábado ou num domingo?


Tudo bem – muitos vão dizer – que São Paulo é a maior cidade do país. Mas – diabos - o Rio é a segunda. Do jeito que está parece que está abaixo da última. Mas um dado que joga por terra qualquer desculpa é o fato de que a cidade vem recebendo a pelo menos uns 10 anos um volume de dinheiro colossal, em razão da realização de grandes eventos como os Jogos Pan-Americanos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E ao fim e ao cabo a gente tem a impressão que o grande evento que o Rio sediou foi uma Guerra.

Ou é possível pensarmos que o Rio, ao contrário de São Paulo, ainda não ultrapassou o período colonial?


Cartas para o governador Pé Grande.








Leonardo Soares dos Santos, professor de História da UFF.

3 comentários:

  1. Leonardo, muito interessante seu texto. Mais interessante ainda como aquele velho ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde" faz todo sentido. Sou Paulistano e não consigo enxergar minha cidade como você a viu. Talvez me falte a experiência de viver um pouco mais em outras cidades. A última vez que estive no Rio faz mais de 20 anos, então a imagem que tenho da Cidade Maravilhosa é a que vejo na TV. Sempre tive a impressão que o povo carioca era mais cuidadoso com seus bens naturais do que o paulistano, que tratava a cidade com mais carinho.

    Acho que vivemos um mal nacional. O povo reclama de suas mazelas mas não se apropria delas. Esse novo surto de dengue é uma prova disso. Se cada um cuidasse da limpeza de sua casa, de seu quintal, do seu lixo, consequentemente não teríamos a proliferação do mosquito, teríamos cidades mais limpas, mais salutares. Por sermos omissos é que convivemos com sujeira, corrupção e descasos. Não limpamos porque "o outro vem e suja", não reclamamos de um serviço mal prestado porque "não vai dar em nada mesmo", votamos no artista engraçadinho porque "não faz diferença".
    Me revolto muito com todos estes protestos e manifestações, especialmente quando estes provocam quebra-quebra e danos ao patrimônio público. Gostaria de que cada manifestante, antes de sair de suas casas empunhando uma bandeira (ou uma arma), fizessem um exame de consciência. Como eles tem desempenhado seu papel de cidadão? Pra mim as manifestações são a nova "modinha", é o "rolezinho" careta. Ninguém sabe exatamente por quê está lá e quando tudo acaba, voltam para suas casas e tudo continua igual: jogam lixo nas ruas, desrespeitam os vizinhos, sentam no banco do idoso, estacionam na vaga do deficiente. Queria menos barulho e baderna e mais EDUCAÇÃO.

    O fato é que escrevi pra te dizer que apesar de parecer (ou talvez realmente ser) melhor nas condições públicas, São Paulo está longe de satisfazer sua população. O trânsito é um caos (e ficou pior ainda com as tais faixas de ônibus). Querem nos empurrar para um transporte público saturadíssimo, que todo dia tem ocorrência de falhas e convive com superlotação há décadas. A limpeza das vias públicas melhorou em alguns cantos da cidade, mas não se iluda que irá encontrar a mesma situação nas extremidades. Caminhe pela zona leste e vai ver que a ruas não são tão iluminadas assim, nem limpas, nem seguras. E o coitado do Rio Tietê, que já viu milhões e milhões serem despejados junto com os dejetos que carrega, suspeito que só esteja recebendo uma bela maquiagem, um tapinha, só pra melhorar a paisagem quando os gringos forem de Cumbica ao Itaquerão.

    (Ah! Antes que me esqueça. O mapa que você utilizou do metrô de São Paulo é apenas uma PREVISÃO da expansão da rede. Infelizmente grande parte das linhas nele ainda não estão prontas e algumas nem licitadas foram. Para nossa infelicidade).

    Um abraço e parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos comentários Paulistano. E, principalmente, pelas críticas.
      abraços!!

      Excluir
  2. Morei em São Paulo por 15 dos meus 25 anos e gosto muito desta cidade. Devo dizer que para quem mora e trabalha em regiões mais centrais, São Paulo é uma maravilha e quem reclama reclama de barriga cheia. Querendo ou não, os maiores problemas da cidade (falta de transporte, violência urbana) se concentram pelas periferias. Claro que ninguém está livre de ser assaltado em qualquer lugar que seja da cidade, mas existem áreas realmente muito seguras, talvez apenas ligeiramente mais violentas que as metrópoles europeias. Poucos paulistanos se dão conta disso, pois são condicionados desde sempre a achar que São Paulo é perigosíssima o tempo todo, mas a quem duvida basta olhar as estatísticas. Já o transporte público serve muitíssimo bem as regiões mais centrais, o metrô é farto e os ônibus em geral são modernos, confortáveis e andam relativamente vazios. Mais uma vez, o paulistano reclama do transporte público mesmo sem usá-lo, reclama do trânsito mas não pensa em deixar o carro em casa e pegar o busão. Não estou com isso querendo dizer que SP é perfeita, muito, mas muito longe disso. Quem mora nas periferias sofre demais. Quem mora em regiões mais centrais, porém, tem uma cidade com boa acessibilidade, relativamente segura e com muitas opções de lazer. Quem mora próximo ao centro só sofre porque quer.

    ResponderExcluir