Soube hoje de um novo blog com
uma hospedagem onde invariavelmente um sociólogo não visitaria com freqüência.
O site "Mundo do Marketing".
Bem, e o que um cientista social
poderia encontrar de muito interessante? Para os não especialistas em
comunicação e consumo de massa me deparei com uma bela promessa... o blog
"Diário das Classes C, D e E" sob a ótica da antropologia do consumo.
Inegável que acompanhamos
mudanças de grandes proporções na estrutura social brasileira. Milhões de
pessoas adentram uma fronteira que até então lhes parecia instransponível: o
mercado e relações pautadas pelos imperativos desta esfera. Vejo, intuitivamente,
mudanças simbólicas significativas... Nem todas para “o melhor”, mas, é
impossível não reconhecer avanços. Se após o avanço material teremos uma maior
qualificação em esferas imateriais.. Aí entramos no perigoso e instável ramo da
futurologia, algo que a sociologia nada teria a dizer.
Assim sendo, enquanto “voyeur”,
lerei com interesse as postagens da antropóloga Hilaine Yaccoub. Creio que daí
poderemos construir algumas hipóteses para o futuro e explicações sobre o
presente. E que “sea lo que sea!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário