quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nem Deus nem o Estado, apenas a luta: ativismo visual para as novas lutas sociais

Prezad@s,

Divulgo mais um ensaio fotográfico e texto do professor Sérgio Silva (UNIRIO) sobre os acontecimentos na comunidade de Pinheirinho em São José dos Campos.


O ensaio fotográfico por ser conferido aqui.

O texto enviado pelo autor segue abaixo entre aspas:


"Nem Deus nem o Estado, apenas a luta:
ativismo visual para as novas lutas sociais.

Este registro fotográfico se presta a demonstrar solidariedade ao povo do Pinheirinho, bairro da cidade de São José dos Campos, desalojados por dois mil policiais no ultimo 22 de janeiro de 2012. Esse ato brutal e desumano, significou um início de ano catastrófico para nove mil pessoas que tiveram sua cidadania violada, no direito a moradia e dignidade. A Justiça Federal havia dado ganho de causa a população do Pinheirinho, entretanto o Poder executivo Estadual e Municipal de São Paulo atropelou a ordem Federal desalojando, mais de mil e quinhentas famílias formada por idosos, mulheres, homens e crianças que desde 2004 ocupam legitimamente a área do Pinheirinho. As ações do estado feriram de morte a dignidade da pessoa, direito inalienável do ser humano.
Esse registro fotográfico, realizado no Rio de Janeiro, se presta a demonstrar solidariedade e essas pessoas que lutam pela sua dignidade e hoje se encontram desestruturadas, vivendo de forma indigna e ambivalente em abrigos e igrejas, esquecidos por Deus.
Para essas nove mil pessoas do Pinheirinho não sobraram nem Deus nem o Estado, apenas sua vontade política de lutar por uma vida mais justa.
Sergio Luiz Pereira da Silva
sociólogo e fotografo


Divulgem caso concordem com a manifestacao legitima."






Nenhum comentário:

Postar um comentário