sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prezad@s,

Dentre os encontros e desencontros proporcionados pela vida acadêmica, que é um ambiente especialmente competitivo, consegui ainda assim fazer algumas amizades.

Justamente entre esses amigos que pude fazer, fico feliz de saber que muitos destes estão contribuindo de forma brilhante para a produção de conhecimento. Dentre estes está o Leonardo Bis. 

Conheci o Léo na época de meu mestrado em Políticas Sociais na UENF. E eis que recebi a excelente notícia informando que sua dissertação ganhou uma face "para o grande público" pela editora Anna Blume. 

O livro/dissertação enfoca o intricado problema da questão ambiental contemporânea e as formas de tradução desta nas políticas públicas para este campo.

Eis a sintese do livro encontrado no site da própria editora (http://www.annablume.com.br/comercio/product_info.php?products_id=1733)

"O presente livro torna-se relevante por apresentar uma nova perspectiva à reflexão de uma temática vital para a perpetuação dos seres humanos – o meio ambiente. Os recursos ambientais, inegavelmente, são a base da reprodução material da sociedade e passam por um momento de questionamento sobre sua capacidade de suporte. Um possível colapso num futuro próximo é motivo de preocupação global, conferindo importância ímpar ao campo de estudos. Apresenta-se como objetivo geral desta obra a análise da fundamentação do contexto moderno com foco nas relações homens-naturezas, bem como os conflitos advindos das diferentes formas de exploração do meio ambiente e suas interrelações com as medidas adotadas para conter os níveis de degradação ambiental. Leonardo Bis insere seus estudos na perspectiva da sociologia da temática ambiental, enfocando as medidas institucionais materializadas a partir de políticas ambientais."

Em suma: leitura altamente recomendável para os iniciados, apocalipticos e integrados. Afinal, a questão ambiental deixou de ser, há muito, uma questão somente cult para outsiders politicamente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário